| Jornal online - Registo ERC nº 125301



Ballet para todos
Publicado segunda-feira, 14 de janeiro de 2008 | Por: Notícias do Nordeste

A Associação Potrica (Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano), após ter auscultado a oferta cultural que a cidade de Macedo de Cavaleiros possuía para as suas crianças, constatou que apesar de existirem várias actividades de lazer e de aprendizagem, existia uma lacuna: o Ballet.


O grupo pôs-se então em campo, estudando e planeando a forma mais eficaz de colocar em prática o 1.º Curso de Ballet Infantil de Macedo de Cavaleiros. O primeiro passo foi fazer uma ficha de Pré-inscrição tendo sido superadas todas as expectativas. Num ápice havia inscrições suficientes para arrancar com o curso na cidade do Azibo.

Iniciaram-se depois vários contactos com escolas de dança do Porto e de Lisboa. Mas, como refere um responsável da associação, o curso tem o objectivo inicial e também principal de contribuir para criar dinâmicas culturais dentro da Região do Nordeste Transmontano. O ballet era uma actividade que se encontrava em falta, estando as crianças de Macedo privadas da prática desta arte. “Ao sabermos que esta modalidade existia há já alguns anos, patrocinada pela Junta de Freguesia da Sé em Bragança, a Potrica contactou uma das professoras de Ballet que ministram aí aulas ”, refere uma das responsáveis pela implementação da actividade.

Após conversa com a Professora de Ballet (Luciúla ou Lú como lhe chamam carinhosamente os alunos) estudaram-se ao pormenor todas as possibilidades para dar início ao 1.º Curso Infantil de Ballet de Macedo de Cavaleiros.

“Fizeram-se cartazes, que se colocaram em sítios estratégicos, nomeadamente em escolas primárias, jardins infantis e alguns locais públicos. A Rádio Onda Livre manteve no ar durante dois meses um spot publicitário em que convidava os encarregados de Educação a inscreverem os seus filhos no 1.º Curso de Ballet Infantil de Macedo de Cavaleiros, e desta forma as inscrições foram aumentando e permitiram realizar a primeira reunião com os encarregados de Educação dos alunos inscritos, cerca de 40 logo no início”.

Aqui, foram dadas todas as informações aos Encarregados de Educação sobre o funcionamento do Curso de Ballet, tais como a formação da professora de Ballet (licenciada em dança e a leccionar ballet há 7 anos), o valor da mensalidade, o local onde iriam ser ministradas as aulas, o equipamento de Ballet a usar, os horários, etc., ao mesmo tempo que a direcção da associação e a Junta de Freguesia da Sé preparavam um protocolo de colaboração mútua.

Ficou assim decidido que o 1.º Curso Infantil de Ballet iria começar no dia 13 de Outubro e que se iria realizar aos sábados numa sala do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, gentilmente cedida pela Senhora Vereadora da cultura, Eng.ª Sílvia Garcia.

Quando se fizeram as turmas de Ballet, também se teve em conta os horários da catequese, dado que muitas crianças a partir dos seis anos de idade têm catequese aos sábados. “Este curso tem sido um sucesso e as crianças adoram praticar esta modalidade. Neste momento praticam Ballet 56 meninas e 2 meninos, dos 3 aos 11 anos de idade. A turma aumentou e neste momento temos já 60 alunos. É para nós, Associação Potrica, muito gratificante ter-mos contribuído para a felicidade e para a realização do sonho de muitas crianças que ambicionavam poder ter aulas de Ballet e a sua alegria e o seu sorriso, aberto e puro, estampado nos seus rostinhos, sábado após sábado, é o melhor presente que as nossas Bailarinas e os nossos Bailarinos nos podiam oferecer”, referem também sorridentemente os membros da associação.

Desde o início do 1.º Curso Infantil de Ballet, no dia 13 de Outubro de 2007, que o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros aos sábados se enche de vida logo pela manhã e a alegria e o fragor natural das crianças invadem o Centro Cultural. A azáfama dos pais das bailarinas da primeira turma começa cedo. Às dez horas começa a primeira aula. As mais pequenas bailarinas de fato de ballet branco parecem anjinhos a saltitar. A Ana Isabel, a Bárbara, a Beatriz Isabel, a Clara, a Gabriela a Juliana a Matilde e a Sara compõem a primeira turma e coloram a sala com a graciosidade e a naturalidade que lhes é peculiar.

Depois, às onze horas, começa outra aula também dos mais pequeninos (3 e 4 anos de idade). A Adriana, a Ana Luís, A Ana Luisa, a Ana Margarida, a Ana Marta, a Camila, A Dara, a Joana a Lara a Inês e o Miguel (o príncipe do curso, e primeiro aluno) e a Sara invadem a sala cheios de energia e de boa disposição. Alguns ainda se agarram aos pescoços dos pais a choramingar, reivindicando a sua presença, nada mais do que os miminhos a virem ao de cimo. Mas, mal os pais viram costas, é uma alegria vê-los divertidos a aprender os passos de ballet. A Professora Lú ensina-lhe os primeiros movimentos: “o salto do gato”, a “apanhar flores”, a “agarrar nuvens”, a “barriga de Bailarina(o)”, “o pescoço de bailarina(o)”, “os pezinhos para cima”, “os pezinhos para baixo”, “as costas direitas”, enfim, um indeterminado número de exercícios que eles a brincar vão aprendendo, sempre ao som de música clássica.

A última aula da manhã, que se inicia ao meio-dia, trazem as meninas de fato cor-de-rosa. Estas bailarinas, de 5, 6 e 7 anos de idade já são mais autónomas e as aulas de Ballet têm um grau de dificuldade maior. É um mimo e uma alegria ver a Inês, a Beatriz, a Carolina, a Helena, a Maria João, a Matilde, a Mariana a Sara Isabel e a Sara Outor a fazerem os exercícios que a professora ensina de uma forma tão graciosa e delicada.

Da parte de tarde, são ministradas mais duas aulas.

Às 14 Horas e trinta minutos começa a aula dos alunos maiores. Nesta aula temos um bailarino: o Diogo, que faz as delicias da Ana Catarina, da Ana Rita, da Ariana, da Daniela, da Catarina, da Daniela Alexandra, da Helena, da Inês Sofia, da Jéssica, da Joana Bourbon, da Mariana da Rita, da Sara Isabel, da Sara Luísa e da Letícia. Esta aula é a que tem o grau de maior dificuldade. Estes Bailarinos estão a ser preparados para ser a base do espectáculo de Ballet que se vai realizar no fim deste ano lectivo.

Por último, temos outra turma cor-de-rosa. A Ana Carolina, a Ana Filipa, a Beatriz Sofia, a Beatriz Isabel, a Cátia, a Inês, a Lara, a Mafalda, a Isabel, a Mariana, a Marta Luísa, a Raquel e a Sara, Bailarinas promissoras, sorridentes e majestosas nos seus fatos cor-de-rosa, encerram de forma sublime, cada sábado, a prática do ballet no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

A actividdae da prática deo ballet alargou-se no último sábado do ano transacto, dia 29 de Dezembro, aos pais e encarregados de educação destes alunos, tendo sido promovido um workshop de Ballet que acabou por ser bastante participado pelos progenitores. O resultado foi uma sudável interactividade entre pais e filhos que se misturaram numa simbiose perfeita de harmonia, onde não faltaram peripécias engraçadas que fizeram as delícias das nossas crianças.

Para terminar em grande o final do ano lectivo 2007/2008 a associação Potrica garante a realização no dia 12 de Julho de um espectáculo com “pompa e circunstância” encerrando assim este primeiro Curso de Ballet.

O espectáculo espera-se com alguma espectativa, sendo uma brilhante oporunidade para todas as pequenas bailarinas e bailarinos mostrarem todo o glamour, tudo o que aprenderam durante o ano, premiando desta forma os familiares e amigos que vierem assistir a este espectáculo que promete ser de “arromba”.

Facebook
Twitter
Technorati
Linked in
Stumbleupon
Digg it
Email
Newsvine
del.icio.us
YouTube
Reddit
Print Friendly and PDF

Comentários:

Enviar um comentário




Mais Notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PUBLICIDADE


Receba actualizações por e-mail

Digite aqui o seu e-mail e preencha o campo do formulário para solicitar a inscrição

Arquivo

Arquivo geral de notícias publicadas no Jornal de Arqueologia.Verifique toda a nossa actividade editorial, consultando tudo o que foi publicado no site em cada dia, em cada mês ou em cada ano.

Consultar Arquivo | Fechar Arquivo